quarta-feira, 29 de junho de 2011

"EU VOU MOSTRAR PARA VOCÊ, E PARA VOCÊS TODOS QUE ESTÃO AQUI, E PARA TODOS QUE NOS ACOMPANHAM DO ASTRAL O QUE, EXATAMENTE, SÃO AS TREVAS"

As palavras que intitulam este post encontram-se na página 246 da primeira edição de Anjo: A Face do Mal (2004), de Nelson Magrini.

Há bastante tempo eu tenho pensado sobre qual livro escrever a primeira resenha literária aqui no meu blog, e depois de muito refletir eu cheguei à conclusão de que Anjo é uma boa escolha.

No dia primeiro de abril de 2005 eu estava passeando pelo shopping aqui em São Carlos e fui à Livraria Nobel, como sempre faço, para dar uma olhada nos lançamentos e nas coisas que os leitores normais estão lendo. Nada contra os leitores normais, é claro, mas TUDO contra o que eles lêem. As vitrines e as ilhas principais das livrarias estão cada vez piores e tem sido um sacrifício para mim procurar estar a par do que vem sendo publicado para o grande público em termos de Literatura. Infelizmente, eu tenho que fazer isso por ser um profissional da área e, como tal, é sempre necessário contextualizar as obras literárias numa aula, por exemplo, o que demanda trazê-las o mais próximo possível do leitor... que normalmente é um adolescente que se acha adulto e, na melhor das hipóteses, está lendo algo da Contra Cultura, da Geração Beat ou dos Românticos ou, na pior das hipóteses (e esta é a situação mais comum), está lendo o que há de mais execrável já escrito e publicado, atualmente: Crepúsculo, Paulo Coelho e coisas do gênero.

[Parênteses desnecessário] (É, minha gente... vida de professor de Literatura não é fácil, principalmente quando você tem que falar de Crepúsculo para o seu aluno se tocar quanto à atualidade de O Morro dos Ventos Uivantes... e esse aluno cursa o terceiro ano de Letras na UNESP...)

Enfim... aproveitando que eu já estava ali mesmo, decidi dar uma olhadinha na prateleira de Literatura Brasileira para ver se tinha algo de novo no fronte. Como sempre, me decepcionei. Mas, heroicamente, decidi dar uma olhada naqueles estantes que ficam mais abaixo, onde normalmente são colocados os livros das editoras que não têm contrato ou que não fazem lobby com a livraria (sim, isso existe... sim, isso é infame... sim, é assim que funciona o mercado). Foi aí que eu encontrei toda uma coleção, então recém lançada, da Editora Novo Século chamada “Novos Talentos da Literatura Brasileira”. Tudo o que eu conhecia até então dessa editora era o decepcionante e risível O Senhor da Chuva (2001), de... bem... André Vianco. Em suma, a primeira impressão já não foi das melhores.

Num primeiro momento eu ri. Talento e Literatura Brasileira são duas coisas que normalmente se excluem mutuamente, salvo raríssimas exceções... e quase tive um enfarto quando notei que a coleção toda era composta de livros de ficção fantástica, ou seja, o gênero mais pífio da Literatura nacional, que está há séculos-luz de produzir algo decente nesse tipo de ficção.
Dei uma olhada nos títulos só para me certificar de que eu realmente tinha perdido o meu tempo e ganhado dores nos joelhos por ter me abaixado pra ver as estantes inferiores. Decepcionante para dizer o mínimo, por isso nem vou me dar o trabalho de reproduzir alguns desses títulos aqui.

Eu já estava para me levantar e ir embora quando os espíritos sagrados de John Milton e William Blake, enviados certamente por Dante e Shakespeare, guiaram meus olhos, que recaíram sobre um título meio escondido entre os demais: Anjo: A Face do Mal. Milton e Blake também guiaram minha mão e eu peguei o livro. A primeira impressão não foi das melhores... a capa da primeira edição de Anjo, como boa parte das capas dessa coleção da Editora Novo Século, nada diz sobre o livro. Mas os espíritos poderosos que estavam me guiando não me permitiram desistir. Eu gostei da antítese presente no título: como pode a figura do anjo, um ser celestial, ser a face do mal? Algo já me interessou aí e eu fiz, então, o primeiro movimento que faço toda vez que pego um livro novo na mão: virá-lo de costas para ler a contra-capa. Diz a contra-capa da primeira edição de Anjo:

A partir de dois Princípios, a Ação e a Oposição, houve luz. Agora, infinitas eras após a Criação, o Princípio da Oposição, o indivisível, irá se dividir novamente.
Anjos, os que governam o Céu, querem impedir a divisão, pois, para eles, a Oposição são as Trevas Eternas, o inimigo máximo de Deus. Aos seus olhos, mesmo os Demônios, seus opostos, são toleráveis por serem originários da Ação, e vistos como partes da obra de Deus.
Por sua vez, os Demônios são a favor da divisão, até mesmo porque querem descobrir os segredos ali escondidos e utilizá-los na eterna luta contra os angelicais.
Em meio à tensão crescente, que ameaça eclodir em uma guerra que devastaria toda a existência, um ser observa, um ser único, sem igual, possuidor tanto da energia da Ação, quanto da Oposição.
Seu nome é Lúcifer.
Enquanto isso, na Terra, uma entidade misteriosa, incrivelmente poderosa, caça indiferentemente Anjos, Homens e Demônios, guiada apenas pelo seu propósito sombrio, uma entidade que só poderia ser descrita em pesadelos, a própria entropia encarnada.
É chegada, então, a hora de Lúcifer intervir. O futuro de tudo o que existe está em suas mãos. Se falhar, nada restará além de desolação e fria destruição.

 Capa da primeira edição de Anjo

Sim, meus amados leitores. Eu também fiquei boquiaberto, estarrecido, atônito diante dessas palavras.
Até hoje, relendo-as, elas ainda conseguem me espantar.

Sem perceber eu estava sentado numa das poltronas da livraria com o livro aberto à frente dos olhos, ávido e em êxtase. E sem perceber também eu estava perdendo o fôlego já no primeiro parágrafo do Prólogo:

Era o Tudo e o Nada, a Potencialidade de tudo existir. A Onipotência, a Onipresença e a Onisciência e, exatamente por isso, manifestou-se sob a forma de dois Princípios contrários. Um de Ação, que se multiplicaria ao infinito e daria existência e vida à criação; o outro de Oposição, que se contraporia à multiplicação, uno e indivisível. Mas, por serem iguais em potencial, nada aconteceu e ambos se anularam.
(MAGRINI, 2004, p. 9)

Em suma, num único parágrafo está contida toda a História da Criação, inclusive seu fim e seu eterno recomeço. Somente dois escritores foram capazes de lidar com um tema tão forte como esse e de uma forma tão impressionante e impactante: John Milton e William Blake, os dois maiores mestres da Literatura Inglesa depois de Shakespeare.
Não consegui mais parar de ler o livro, tendo devorado suas mais de 250 páginas naquele mesmo dia.

O enredo é muito bem articulado, ainda que prescindível de um certo detetive que aparece na história e introduz peripécias pela noite de São Paulo. As duas personagens principais, Lúcifer e Lucas, são de uma força e de uma profundidade estonteantes. Lúcifer, é claro, rouba a cena por completo com um charme que coloca as melhores personagens de Stephen King (se é que elas existem...) no chão sem a menor piedade. Nem Roland de Gilead, o impressionante herói do ciclo da Torre Negra [The Dark Tower, 1982 - 2012], é tão bem construído.

O Lúcifer de Magrini é um interessante suplemento ao Satã de Milton, personagem do Paraíso Perdido [Paradise Lost, 1667]: enquanto este é o Demônio como pintado em nossa cultura ocidental, aquele é um ser evoluído, divinal, que protege e busca a evolução da humanidade ao invés de torná-la vítima de sua vingança cega contra o Criador. Os dois, no entanto, transformam-se nas forças centrípetas e centrífugas dos multiversos ficcionais aos quais pertencem e tornam-se personagens de grande complexidade. O Lúcifer de Magrini é, sem dúvida, uma releitura contemporânea do Satã miltônico, e explicar exatamente como isso ocorre demandaria um ensaio acadêmico que eu ainda hei de escrever (mas não aqui). A única coisa que eu posso sussurrar para vocês é que o Lúcifer de Magrini, como o Satã de Milton, revela-se o verdadeiro Criador da humanidade, o Demiurgo, o Deus Pai. As implicações literárias, filosóficas e religiosas disso colocam em xeque as bases da Metafísica Ocidental, ou seja, as bases que fundaram e que ainda sustentam toda a nossa cultura.

Percebe, minha gente, que não estamos diante de um texto comum? Percebem que um tal tratamento de um tema complexo como este — ainda que tenha sido muito batido na ficção do século XIX —, da forma como é conduzido em Anjo, torna esse livro algo de extremo destaque em meio à ridícula ficção fantástica brasileira? Só Neil Gaiman, talvez o maior mestre da ficção fantástica na atualidade, é capaz de fazer frente a um enredo deste tipo (aqui eu estou pensando no irretocável American Gods, é claro...).

É evidente que, quando tive a oportunidade de estabelecer contato com Nelson, coloquei para ele algumas aproximações entre Anjo e os textos de Milton e Blake que me ocorreram na leitura que fiz desta que, sem sombra de dúvida, é até o momento sua obra-prima.
A reação e os comentários, mais do que esperados, foram de espanto e negação. Nelson disse-me que nunca leu Milton ou Blake e que baseou algumas das concepções que traz no seu tratamento do Bem e do Mal, por exemplo, no famosíssimo Dogma e Ritual da Alta Magia [Dogme et Rituel de la Haute Magie, 1854], de Éliphas Lévi. Como todos os pottermaníacos sabem (sim... eu sou um deles...), este é um dos livros que J. K. Rowling afirma tê-la inspirado para escrever a saga Harry Potter. Entretanto, antes que vocês me perguntem, à época em que Nelson mencionou-me o livro de Lévi esta referência de Rowling era ignorada.

A mesma reação de Nelson foi por mim observada quando, em um interessante tópico do Orkut sobre Anjo desenvolvido na comunidade do livro (eis o link específico desse tópico para quem se interessar: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=3606150&tid=5256635758122735228), eu comentei sobre a igualdade existente na raiz dos nomes das duas personagens principais da obra. Notem que o radical “Luc”, transformação da palavra latina “lux” (“luz”), ocorre tanto no nome Lúcifer quanto no nome Lucas. Isso gera uma identificação inexorável entre o divinal Lúcifer e o humano Lucas, que na história é o guia do grande Serafim em sua busca para conter o “Anjo” do título, um “Anjo” que, sem dúvida, não é um anjo e nem é concebível por quaisquer definições de que dispomos no momento. Com esse movimento quase imperceptível presente nos nomes dessas duas personagens, e talvez sem o perceber e sem o querer, Nelson simplesmente coloca no mesmo patamar o divino e o humano, Lúcifer e Lucas, o Criador e a Criatura. Isso é uma característica básica das obras de William Blake e de boa parte dos poetas românticos ingleses.
Nelson, no entanto, afirma que foi mera coincidência e que nomeia suas personagens sem refletir sobre seus nomes: eles simplesmente lhe ocorrem e ele as nomeia. Quem sou eu para contradizer o autor da obra, mas a experiência com crítica literária me revelou que isso pode ser um interessante jogo que é típico dos grandes autores de Literatura, o jogo embutido nas palavras do nosso amado Fernando Pessoa: “O poeta é um fingidor”.

Minha amiga Cher Lopes, do Literando, que também foi minha aluna de graduação e minha orientanda, escreveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre Anjo. O trabalho se chama "Configurações do estranho e do duplo em Anjo: a Face do Mal, de Nelson Magrini" (2009). Nele, Cher analisou justamente a identificação entre Lúcifer e Lucas e fez aproximações incríveis dessa obra de Nelson com obras de Milton e Blake. O capítulo sobre Lúcifer é simplesmente magistral. Infelizmente, esse TCC não está publicado, mas eu tenho certeza que se vocês entrarem em contato com a autora ela terá o maior prazer em falar tudo sobre ele e até enviá-lo para vocês.  

Independentemente disso ou de qualquer coisa, Anjo é uma obra-prima, uma das pouquíssimas leituras de Literatura fantástica nacional que eu recomendo de verdade. E o livro já está na segunda edição!

 Capa da segunda edição de Anjo

Para finalizar, eu gostaria de convidar vocês a lerem e compararem os três trechos abaixo reproduzidos. O primeiro é do Paraíso Perdido, de Milton; o segundo é do Matrimônio do Céu e do Inferno [The Marriage of Heaven and Hell, 1790 - 1793], de William Blake; e o terceiro é de Anjo: a Face do Mal. Vocês enxergam alguma aproximação entre esses três textos tão distantes no tempo e no espaço?

DIVIRTAM-SE!

* * *

Trecho 1: extraído do Canto 1 do Paraíso Perdido, de Milton.
O arqu'inimigo [Satã] prontamente o atalha [a Belzebu]:
Degenerado querubim! Faz pejo
Não ter constância na paciência e lidas.
Podes seguro estar que jamais, nunca,
Fazer um bem qualquer nos é possível;
Mas que sempre será da essência nossa
Fazer todos os males que atormentam
A alta vontade do Opressor ovante [Deus].
Se acaso intenta a Providência sua
Algum bem extrair dos males nossos,
Busquemos perverter-lhe o fim proposto
Fazendo de tal bem fonte de males.
[...]
Reinar no Inferno preferir nos cumpre
À vileza de ser no Céu escravos.
(MILTON, 2003, p. 31 - 32 e 36)

* * *

Trecho 2: extraído da quinta placa do Matrimônio do Céu e do Inferno, de Blake.

A história está escrita no Paraíso Perdido, & o Governante ou Razão é chamado Messias.
E o Arcanjo original ou possuidor do comando da hoste celeste é chamado Demônio ou Satã, e seus filhos são chamados Pecado & Morte.
Mas no Livro de Jó, o Messias de Milton é chamado Satã.
Pois essa história foi adotada por ambas as partes.
De fato pareceu à Razão que o Desejo fora jogado fora, mas o relato do Demônio diz que o Messias caiu e formou um céu com o que ele roubou do Abismo.
(BLAKE, 2004, p. 15)

* * *

Trecho 3: extraído do capítulo 8 de Anjo: a Face do Mal, de Magrini.
— Trevas? — perguntou Lúcifer, arcando as sobrancelhas. — O que você sabe sobre elas?
— As Trevas são o Mal, o Mal verdadeiro, e do qual parte de você pertence. [...].
— [...] não se preocupe — continuou Lúcifer sem dar chance de Mikael lhe interromper —, eu vou mostra para você, e para vocês todos que estão aqui, e para todos que nos acompanham do Astral o que, exatamente, são as Trevas. [...].
A intensidade da luz era incomensurável. [...]. A luz penetrava em todos os cantos, todos os lugares. Fechar os olhos não adiantava, pois a luz penetrava através das pálpebras.
— Diga-me, Mikael, o que você está vendo?
— Não estou vendo nada! — gritou Mikael, desesperado.
A luz aumentou ainda mais.
— Exatamente — gritou Lúcifer —, você não vê nada, não sabe o que há à frente, ou atrás, não vê o futuro, não vê o caminho. Que esperança pode existir, assim? [...].
— Eu sou o Portador da Luz — gritou, sendo ouvido em todo o mundo espiritual. — Eu trago a Luz em mim, e não as Trevas. Você tinha razão quando descreveu as Trevas, Mikael, você e todos os Celestiais. Elas são algo no qual não se pode ver nada. Você vê alguma coisa agora, Mikael? [...].
— Agora todos vocês sabem. As Trevas são as luzes mais intensas do universo [...].
(MAGRINI, 2004, p. 245 - 250)

* * *


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BLAKE, William. Matrimônio do Céu e do Inferno. São Paulo: Madras, 2004.
MAGRINI, Nelson. Anjo: a Face do Mal. Osasco (SP): Novo Século, 2004.
MILTON, John. Paraíso Perdido. São Paulo: Martin Claret, 2003.

* * *

10 comentários:

  1. Li o post sobre Anjo ontem e fiquei uns minutos pensando no que escrever. Acabei desistindo porque esse livro fez algumas coisas por mim que não podiam ser resumidas às pressas. Embora ache que algumas partes do livro poderiam ser cortadas ou ignoradas (me pergunto ainda por que diabos o policial tinha que ter ganhado na loteria, que relevância tem isso peloamordedeus?) , ainda foi um livro que me marcou. Aprendi demais com ele ao fazer meu trabalho de TCC que teve tantas referencias de pontos tão distintos que olhando a bibliografia eu mesmo que pergunto que diabos fiz...mas enfim, Anjo teve um papel fundamental no meu conhecimento, coisa que os acadêmicos de plantão chamam de intertextualidade. Através desse livro eu pude conhecer várias visões sobre um mesmo assunto, o gótico. E saber o que escritores renomados disseram sobre Lúcifer. Anjo fez uma grande síntese dos pensamentos desses autores (Blake e Milton) e embora Nelson insista em dizer que não conhecia os escritores mais citados quando o assunto é Inferno e satã (junto com Dante) eu tenho que dizer que sim, ele bebeu dessa fonte, mesmo que ignore isso, afinal, Milton, Blake e Dante foram os precursores do que seria o pensamento comum sobre quem é Lúcifer. Todos nós, desde pequenos, podemos dizer mais ou menos quem é o diabo, e Nelson Magrini conseguiu aprofundar-se nesse assunto por méritos próprios e se espelhar o que a sociedade pensaria sobre Lúcifer se aprofundasse um pouquinho mais no personagem (se vissem Lúcifer como uma personagem e não como o símbolo do mal. A ideia de Anjo, de mostrar Lúcifer como o libertador da raça humana da ignorância à que deus nos destinou não foi mérito exclusivo do autor, foi mais “ler nas entrelinhas” da história e da própria bíblia. Acho que a relação que tenho com Anjo é a mesma que um caminhante tem com uma porta. Eu abri uma porta que me levou a um mundo muito maior depois que abri as páginas de Anjo: A face do Mal. Além do teste de resistência que foi ser orientanda do Cido.
    Cido, você disse que um dia fará um estudo sobre o lúcifer do Magrini e espero que você conte comigo nessa empreitada enorme e, provavelmente, exaustiva.
    Vou escrever sobre a minha experiência ao pesquisar para o meu TCC no Literando em breve. Vão se chamar As grandes aventuras de Cher pelo universo e Lúcifer...hehe

    ResponderExcluir
  2. "adolescente que se acha adulto" lê geração beat? E adulto lê ficcção fantástica? É isso?

    ResponderExcluir
  3. Grande texto! Muito bom mesmo! O tema em si já de meu interesse, afinal, Lúcifer é uma das personagens que ainda precisa ser analisada na minha pesquisa, e a crítica ficou excelente. Eu acho que posso tirar alguma coisa daqui... rsrsrsrsr. Já tinha uma breve idéia do que seria este livro porque eu li o trabalho da Cher que, por sinal ficou excelente. As vezes quando tenho alguma dúvida, eu consulto o trabalho dela, é como um modelo a ser seguido.
    Eu já estava curioso em relação a este livro, agora então, aumento mais ainda a minha curiosidade. Ao que tudo indica, se trata de um ótimo trabalho. Sobre a pergunta mencionada em relação aos três trechos acima citados, eu me lembro muito bem deles. Foi uma das questões que caiu em uma prova deste último semestre. Eu acho que coloquei alguma coisa relacionada ao bem e o mal em relação ao princípio da contaminação de Blake. Onde eles (bem e mal) se permeiam, são visões diferentes para uma mesma coisa, certo?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Tower in the night
    Up to the sky
    Carry our remains Angel of Light
    To the Dark Side of Paradise
    (AVANTSIA: 2010. Album 'Angel Of Babylon', track 2: Angel of Babylon)

    Cristo ontem e hoje, Princípio e Fim, Alfa e Ômega. A ele o tempo e a eternidade, a glória e o poder, pelos séculos sem fim.
    (Exortação dos ritos iniciais da Vigílica Pascal)

    Where do fallen angels go?
    I just don't know
    Where do fallen angels go?
    They keep falling
    (AEROSMITH: 1997. Album 'Nine Lives', track 13: Fallen Angels)

    A figura de Lucifer, apesar de tudo o que os mestres da literatura e o Livro de Enok nos ensinam, continua enigmática. Talvez seja assim que deva ser.

    Mas eu não acho que uma criatura que questiona o seu criador deva ser taxada de maldita. Nessa lógica, mais maldito seria o homem, porque o pecado que cometeu foi deiretamente contra a Trindade e, de acordo com os ditames Cristãos, um crime contra a Trindade é imperdoável.

    O que acho interessante nesse livro é que Magrini não trata de um Lucifer rebelado contra Deus. Ao contrário, é um ser que teve a coragem, a ousadia, a audácia e a idoneidade de olhar nos Santos Olhos de Deus e dizer "eu não concordo com o que Você fez". Ora, não é esta a mesma atitude de um filho que procura se libertar da proteção do pai para ir de encontro ao seu destino?

    Por outro lado, o que acho interessante sobre Deus é que Ele não bate de frente com suas criaturas; ao contrário, ele lhes da autorização para fazerem o que quiserem... porque ele sabe que o bom filho sempre a casa retorna... afinal, Ele é o Pai do Filho Pródigo.

    ResponderExcluir
  5. "Nessa lógica, mais maldito seria o homem, porque o pecado que cometeu foi deiretamente contra a Trindade e, de acordo com os ditames Cristãos, um crime contra a Trindade é imperdoável."

    Bom Vanberto, segundo os pastores da igreja que frequento o homem é básicamente mau e não produz bem algum. Todo o bem do homem é reflexo da vontade de Deus.

    Na verdade nossa cultura trata Deus como um ser de fúria e autoritário, mas segundo a obra de Magrini Deus deve realmente estar morto, como disse Nietzsche

    ResponderExcluir
  6. Cara Cher... meu irmão fala muito sobre você: de como ele a admira como amiga e pensadora.
    Interessante sua afirmação "segundo os pastores da igreja que frequento", exceto por eu não ter me referido apenas às vertentes protestantes, mas ao Cristianismo em geral, como uma das cinco grandes religiões mundiais. Por isso me referi aos Cristãos com letra maiúscula.
    Sim, você está correta em afirmar o que afirmou porque essa é a ideologia propagada por qualquer vertente Cristã: "Deus é somente bondade".

    MENTIRA DESLAVADA!!! Deus não é só bonzinho não! Você viu lá a segunda citação que eu coloquei? Alfa e Ômega, princípio e fim [de TODAS as coisas]. Se o mal existe, foi Deus quem criou, assim como o bem. Do contrário, penso que Ele não seria quem é. E se você pegar os textos bíblicos, certamente perceberá que mesmo para Deus bem e mal são questões de ponto de vista.

    O homem, como obra-prima da Criação, carrega em si muita coisa do Ser que o criou porque este Ser colocou muito de Si mesmo no que fez. Então, eu subverto a afirmação dos "pastores" referida por você para o seguinte: o homem é, basicamente, bom e mau e pode, portanto, produzir ambos, independente da vontade de Deus. Não podemos, nunca nos esquecer, que Ele, em pessoa, nos conferiu o livre arbítrio, que não tem absolutamente nada a ver com liberdade, mas com diferentes possibilidades de escolha. Cada uma delas, e Ele deixa isso muito claro, tem suas imprecações e nossa opção não as exclui. Assim, nem todo bem vem necessariamente de Deus, assim como nem todo mal vem necessariamente de Lúcifer. Vejo que Magrini expõe de essa relação de forma brilhante.

    Não concordo, portanto, com a afirmação de que Deus está morto, mesmo na obra do Magrini. Na obra, a mim parece que Deus está, como sempre, fazendo o que sabe fazer de melhor: criar! Se a criatura será boa ou má Ele deixa essa escolha com ela.

    ResponderExcluir
  7. Vamberto, Deus cria e depois não se importa com suas criaturas? Falar dos pastores foi para ilustrar as palavras abaixo. Mas se podemos usar o símbolo que é Deus para explicar somente a criação, toda a idéia que o ocidente tem do Deus se torna inútil. A verdade é que cada designação religiosa tem sua própria maneira de ver Deus, e embora ele sempre seja o CRIADOR ele também é sempre o PAI e o papel do pai é mais do que colocar os filhos no mundo, e sim mostrar à eles que caminho é o certo. O próprio conceito de CRIADOR implica em algo mais do que apenas colocar as criaturas no mundo. Lembre-se da responsabilidade que Frankenstein teve em matar sua criatura justamente por que a abandonou depois de seu nascimento. Na verdade não sei se posso defender Deus, pois tenho uma opinião religiosa sobre Sua existência, e qqr defesa que faça será tendenciosa, então prefiro somente comparar as literaturas,e no caso de Anjo, Deus foi o Ser mais ausente possível, deixando o mundo espiritual literalmente a merce de todas as suas criaturas mais "evoluidas".
    Só pra fechar, que mania nós temos de dizer que somos as criaturas mais perfeitas de Deus...isso só mostra nossa face de orgulho, que é um pecado capital. ;)

    ResponderExcluir
  8. “no caso de Anjo, Deus foi o Ser mais ausente possível, deixando o mundo espiritual literalmente a merce de todas as suas criaturas mais "evoluidas".

    De fato, esta é uma impressão que ANJO A Face do Mal passa. Contudo, as entrelinhas se revelam um tanto mais profundas. No livro, literalmente, ninguém nunca viu Deus ou o ouviu falar. Apenas, são “interpretados os desígnios”, para os quais, os anjos, ou melhor, seus mandatários, são “a voz da verdade”. Em outras palavras, nada diferente do que se passa com os seres humanos. Eles não “obedecem à palavra de Deus; obedecem como são interpretadas as chamadas escrituras sagradas por teólogos, chefes de igrejas, religiões, etc”.

    Nesse sentido, não é possível se afirmar, categoricamente, que na trama Deus exista, pouco importa se tal questionamento parta de um anjo ou demônio.

    A Potencialidade é algo obscuro e, também, ninguém nunca teve acesso a ela. Mesmo Lúcifer, que tem livre trânsito ao Princípio da Oposição, jamais foi respondido em suas questões.

    ResponderExcluir
  9. Caro (a) “CCAA”, então Deus Pai lhe deu, como a Pedro, chaves? E, nesse caso, para fechar discussões? Permita-me, por favor, tecer alguns comentários antes que a porta se feche, sim? Agradeço.
    Quando falo da figura de Deus, se é que isso é possível, penso ser um pressuposto todo o reducionismo que essa proposição carrega em si. Gosto de pensar que é preciso partir de algum pressuposto, ou, no mínimo, de uma proposição, concorda? Eu só propus entender a Deus como Criador, isto é, um ser que cria. Em nenhum momento eu disse que ele deixa sua criação “a Deus dará” kkkkkkkkk!! Ele dá o livre arbítrio que, repito e insisto, não tem nada a ver com liberdade, mas com diferentes opções de escolha juntamente com suas imprecações. As interpretações feitas por você em torno do meu texto são apenas suas e, com todo respeito, não corroboro nenhuma delas da maneira como você expôs. E me baseio em uma célebre afirmação atribuída ao Bardo: “há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que supõe nossa vã filosofia” (SHEAKESPEARE, Hamlet).
    Prefiro entender Deus como Criador, porque um criador é muito mais do que um pai. Apesar de toda simbologia contida no pai, este não tem o poder de criar; ele é, também, uma criatura e é por isso que Frankenstein falhou na sua experiência, se é que é possível entender a atitude dele dessa forma no contexto da obra. A figura do pai deriva do patriarca e este, como nos mostra a Antropologia, é uma figura despótica pautada pelo arbítrio. Seguindo a lógica da sua proposta, você quer dizer que o tal "caminho certo" é aquele estipulado pela vontade arbitrária de um déspota? Desculpe, isso não faz sentido para mim. Ao menos não da maneira como você situa a figura do pai em detrimento do Criador.
    “Mania de dizer que somos as criaturas mais perfeitas": eu não disse isso. Eu disse que o homem é a obra prima da Criação. Há uma grande diferença. Todos os indícios do Gênesis apontam para essa afirmação, pois o Criador deu ao homem o domínio sobre toda a Sua Criação; Ele o mandou nomear todas as Suas criaturas; Ele entregou Sua criação ao homem para que lhe servisse. O que não significa, necessariamente, que o homem seja a criatura mais perfeita. Havia [e há], de fato, criaturas muito mais "evoluídas", exatamente como aquelas da obra do Magrini, por exemplo. No entanto, penso que somos a obra-prima da Criação exatamente porque somos tão imperfeitos, tão carentes de tudo. Não obstante, fizemos, desde o princípio, grandes coisas para o bem e para o mal e é isso que nos aproxima do Criador.

    ResponderExcluir
  10. Segundo a BATALHA DO APOCALIPSE de Eduardo Sporh estamos no sétimo dia de YAVH, ou seja, o dia do descanso pós criação e esse "dia" já tem milhares e milhares de anos, YAVH continua descansando (dormindo), e quem vive aprontando e se metendo na vida do homem aki na terra não é DEUS e sim seus Arcanjos...

    ResponderExcluir