segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

APOCALIPSE

Vamos ao primeiro post de 2012!
Como não poderia deixar de ser no ano do Apocalipse, esta primeira postagem será justamente sobre o Juízo Final, o Crepúsculo dos Deuses, o Final dos Tempos, a Revelação, o Fim, a Sétima Trombeta, o Último Dia (que, como todos nós sabemos, é o próximo dia 21/12 ou, para alguns, 12/12... rsrsrsrssrsrsrsrs) etc.

Mas eu não vou fazer aqui toda uma articulação filosófica sobre essa questão. Ela é totalmente desnecessária. Já temos filósofos, místicos, historiadores, teólogos, apresentadores de TV, Aparecida Liberato etc. que já discutiram a problemática com maior propriedade que eu. No que me concerne, no próximo dezembro participarei do Viradão do Apocalipse e, caso o Fim do Mundo de fato ocorra, voltarei à Santa Casa do Pai bebericando uma boa dose de Famous Grouse ou Chivas.

O que vou fazer é uma resenha de um livro, um dos livros mais impressionantes, brilhantes e bem escritos que já li até o momento. Trata-se de

A BATALHA DO APOCALIPSE, de Eduardo Spohr


ESTA RESENHA NÃO CONTÉM SPOILERS

Eu já mencionei este livro em uma das respostas aos comentários do meu post sobre Os 10 livros que você tem que ler antes de morrer. Naquela época, eu ainda estava lendo a obra, lendo muito lentamente é verdade, visto que estava às voltas com meu doutorado.
Mas terminei de lê-la recentemente e a impressão que ficou foi de "gente, que coisa brilhante!".

A Batalha do Apocalipse trata de anjos, arcanjos, demônios e humanos ao longo de toda a existência conhecida da Humanidade até o Pós-Apocalipse. Sim, é isso mesmo: é narrado também o que acontece depois do Apocalipse, o que é bastante inusitado mesmo para os padrões da literatura fantástica.

A personagem principal é Ablon, um anjo renegado, que vive entre os terrenos há séculos. Nesta convivência forçada ele conheceu e encontrou muitas coisas e muitos seres: boa parte da natureza humana, seja seu lado bom, seja seu lado ruim; uma feiticeira necromante chamada Shamira, personagem encantadora, talvez até mais encantadora do que o próprio Ablon, que é um típico guerreiro na linha dos nórdico-germânicos Sigurd e Siegfried e do Beowulf do poema homônimo; um dos reis da Babilônia; o rei da Atlântida; o Anjo Exterminador de Sodoma e Gomorra; a Estrela Guia dos reis magos, que é na verdade um anjo; dentre diversos outros seres e coisas realmente muito interessantes e muito diferentes do que normalmente encontramos nas típicas narrativas fantásticas de aventura.

Ablon também enfrenta, no decorrer da história, vários inimigos muito poderosos, dentre eles três dos cinco arcanjos criados por Spohr em seu universo mítico: Gabriel, Lúcifer e Miguel. A batalha com Miguel, a mais esperada da trama (mas não a última e nem a de importância cabal), é simplesmente uma das sequências literárias mais brilhantes e bem construídas que eu já li, demonstrando um grande domínio não só do enredo, mas também e principalmente da técnica narrativa por parte do autor.

Aliás, o domínio da técnica narrativa é um dos pontos fortes de A Batalha do Apocalipse e, de longe, o que mais me impressionou, especialmente no que concerne às complicadas questões estruturais do espaço e do tempo.
A história se passa em várias eras da História da humanidade e para contar os fatos importantes do enredo que ocorreram nessas eras Spohr se vale de um complexo jogo de flashbacks, o que, na linguagem técnica da Teoria Literária é uma anacronia chamada analepse, ou seja, o movimento de parar a narrativa do enredo em um determinado ponto e voltar a um momento anterior ao próprio enredo para explicar o que aconteceu no ponto de parada ou o que vai acontecer em seguida.
O cinema usa muito esse clichê a partir da seguinte situação: uma personagem dorme e tem um sonho com algo que aconteceu antes de começar o enredo do filme. Quando a personagem acorda, coisas ocorrem dali para frente que remetem ao seu sonho.
Na literatura as possibilidades dessa técnica são muito mais amplas e complexas. Quando o escritor não a domina muito bem temos verdadeiros lixos literários. Porém, quando o escritor consegue dominá-la adequadamente ele pode nos presentear com  uma obra-prima. Este é o caso de Spohr em A Batalha do Apocalipse.
Somos transportados com toda leveza e naturalidade para a Babilônia, para a Roma antiga, para a China, para o Rio de Janeiro, para Portugal e para Israel sem que a história perca o sentido e sem que fiquemos com aquela desagradável sensação de "porque/para que viajar tanto?". Ou seja, Spohr constrói o flashback de forma que ele faça total sentido para a história, de forma que o enredo caminhe adiante e não se perca ou volte para trás (como, aliás, constitui-se a técnica propriamente dita: flashback = voltar para trás). O resulta é um todo muito rico de sentidos, uma história repleta de aventuras, significados e nuances, e um romance de arquitetura magistral que remete à obras arquetípicas da estruturação narrativa como Frankenstein, A Abadia de Northanger, Drácula e, eu arriscaria dizer, mesmo Os Irmãos Karamázov e O Nome da Rosa. O típico livro que se começa a ler e não se consegue parar, mas que não se sabe exatamente por que ele nos causa essa reação.

Outro ponto muito interessante de A Batalha do Apocalipse são as personagens. Excetuando-se Ablon — o anjo renegado que é evidente e obviamente o motor da história, seu herói inquestionável e uma personagem profunda, rica, de grande beleza física (a imagem de Ablon em minha mente é de um homem de uma beleza estonteante) e inteligência —, as outras personagens também são muito bem construídas e encantadoras. Dentre a miríade dessas personagens, que por si só já chama a atenção dada a incrível capacidade de Spohr em conseguir manipular de maneira coerente, lúcida e concatenada uma grande quantidade de personagens complexas, algumas merecem especial destaque.

Primeiramente, a necromante Shamira. Uma mortal única de sua raça, pois teve sua aldeia dizimada, que fora feita escrava na antiga Babilônia e que acabou sendo salva por Ablon. Isso mudou seu destino — não se iludam com o aparente clichê do "salva pelo anjo" que se pode invocar aqui. Garanto que se trata de algo bem mais complexo que isso — e levou Shamira a encontrar o Elixir da Vida Eterna, ainda que o narrador de Spohr jamais mencione a questão nestes termos. Shamira é uma mortal que se tornou imortal sem, ao que parece, ter feito um ritual de lichificação, ou seja, sem ter passado pela morte. Ela não é um morto-vivo de nenhuma das espécie que conhecemos nas tradições literárias (vampiro, zumbi, lich etc.). A Feiticeira de En-Dor, como é chamada pelo narrador e por algumas personagens, permanece humana durante milênios e gosta de colecionar conhecimentos ocultos: em sua jornada existencial ela adquiriu os arcanos mágicos de praticamente todas as culturas do mundo antigo e moderno por meio exclusivo do estudo in loco desses arcanos. Vemos, então, Shamira estudando com as fadas e com os elfos da Inglaterra antiga, com os chineses, com os turcos, com os romanos etc.
É difícil dizer se Shamira, acima de tudo uma bruxa, é boa ou má, pois ela é uma daquelas personagens-chave que aparecem nos momentos cruciais para ajudar o herói Ablon. Na verdade, eles formam o par romântico da história, mas de uma maneira bastante peculiar, sem os típicos clichês shakespeareanos e mexicanos em que normalmente recaem os pares românticos, mas também sem as complexidades de um amor como o de Heathcliff e Catherine Earnshaw em O Morro dos Ventos Uivantes. O amor de Ablon e Shamira é o amor-amor, o amor verdadeiro, não o amor-paixão, e isso muda tudo na história à medida que não há um deslize nem para o melodramático e nem para a morte.
Shamira, é claro, será a vítima dos grandes e verdadeiros vilões da história, que só se revelam nos capítulos finais, e será salva por Ablon, é óbvio. No entanto, ela também o salvará de uma maneira que me surpreendeu muito: foi a primeira vez que li um texto em que as artes mágicas de um ser humano foram capazes de salvar por completo um ser divino como um anjo.

Uma outra personagem que realmente me deixou perplexo foi o arcanjo Gabriel, um dos cinco arcanjos criados pelo próprio Deus para ajudá-Lo nas Batalhas Primevas contra as forças das trevas lideradas por uma deusa chamada Tehom. É interessante notar, antes de mais nada, as escolhas de Spohr aqui: Deus é um guerreiro que luta contra uma deusa e a vence, o que talvez possa ser lido como uma alusão ao domínio patriarcal da sociedade desde sempre. Ao que tudo indica, o Inferno foi feito com partes do corpo de Tehom, o que nos remete à cosmogonia nórdica na qual o Universo é construído a partir dos pedaços do corpo do gigante Ymir. Há cinco arcanjos na história — Miguel, Lúcifer, Gabriel, Rafael e Uziel, criados nesta ordem por Deus —, o que contraria a tradição angélica cabalística que lista nove arcanjos. Ao que parece, Spohr segue a tradição bíblica cristã aqui, e não a judaica, pois seus arcanjos são os mencionados no texto bíblico de linha cristã, ainda que o nome "Uziel" não seja tão fiel a essa tradição (o nome desse quinto arcanjo deveria ser Uriel, normalmente reconhecido como o Anjo da Morte no Livro do Êxodo, mas este ponto também é relido por Spohr de maneira muito peculiar). Lúcifer, é claro, é pintado como reza a tradição: o arcanjo rebelde, traiçoeiro etc., mas sem os absurdos da imagem gargulesca do Demônio que se cristalizaram no imaginário ocidental. O que vai chamar muito a atenção é que ele não será o único grande vilão de A Batalha do Apocalipse.
No que concerne a Gabriel, ele é chamado pelo narrador por seus epítetos cristãos clássicos: o Mensageiro de Deus e o Anjo da Anunciação. Gabriel vai se opor aos dois grandes vilões da trama e, apesar de ter lutado contra Ablon em dado momento, vai restabelecer sua amizade com o anjo renegado e constituí-lo general de suas forças rebeldes. Há uma fala de Gabriel a Ablon no final da obra que me emocionou como há muito um livro não era capaz de me emocionar (sim, reconheço, eu chorei):

— Assisto hoje ao último pôr do sol, com o mesmo fascínio com que contemplei o primeiro — confessou, melancólico. — Sou um vigilante do mundo, general, lanceado pela saudade e castigado pela lembrança. Posso sentir a passagem das eras e tocar as marcas do tempo, como as pegadas na areia, que vão sumindo a cada lambida do mar (SPOHR, 2010, p. 479).

Mas isso não é tudo quanto ao Mensageiro de Deus. Há uma passagem em A Batalha do Apocalipse que, à semelhança do movimento de desenvolver uma teoria sobre a Cristandade inaugurado por O Código Da Vinci (a teoria existente neste livro de Dan Brown é o seu único aspecto de interesse), propõe uma leitura simplesmente inovadora, inusitada e muito audaciosa em relação à encarnação de Jesus Cristo entre os humanos. É claro, neh minha gente, que eu não vou revelar aqui essa teoria, mas eu posso dizer que fiquei simplesmente fascinado com a possibilidade, uma possibilidade que, vista com olhos desprendidos dos dogmas católicos, é muito lógica, além de também explicar o amor entre Ablon e Shamira.
De modo geral, especialmente nos capítulos finais da obra, há uma reflexão sobre o amor que relaciona Gabriel, Ablon e Shamira e desconcerta o leitor quando este se depara, por exemplo, com a seguinte fala do narrador:

A realidade, definida pelo Mensageiro [Gabriel], era absolutamente clara e singela. Deus é a totalidade do universo, e a compreensão do infinito. Ele é a pura bondade, o amor irrestrito e a aceitação do desigual. Na ciranda dos sentimentos, o amor é o mais grandioso, porque reúne uma mistura de sensações convergentes, tais como a paixão, a amizade e o respeito (SPOHR, 2010, p. 483).

Claro está que tal concepção é eminentemente cristã e totalmente discutível, mas eu não me lembro de ter lido um texto literário que a colocasse de forma tão despretenciosa e tão límpida pois, repito, a tradição da Literatura mostra que, quando há o tratamento do amor, o texto desliza ora para o melodrama à la Romeu e Julieta, ora para a morte à la O Morro dos Ventos Uivantes. Até certo ponto, A Batalha do Apocalipse rompe com essas tradições neste aspecto, ainda que permaneça muito atrelado à outras tradições, especialmente as das convenções da literatura fantástica de aventura.

E quanto ao Apocalipse: o que acontece?
Sim, o Apocalipse ocorre em A Batalha do Apocalipse, e de maneira até bastante fiel às tradições estabelecidas pelo Apocalipse de São João, pelo Livro de Daniel e pelos profetas Isaías, Jeremias e Ezequiel, além de incorporar visões mais recentes (guerras nucleares, por exemplo). Há, é claro, adaptações e transformações bastante engenhosas da questão por parte de Spohr, o que torna tudo bem mais interessante do que o geral das ficções do gênero. A solução que é dada para o depois do Apocalipse, o Pós-Apocalipse, aspecto que quase nunca é tratado pela Literatura e, quando o é, constitui um dos clichês da ficção científica (o mundo pós-apocalíptico no qual o Apocalipse já aconteceu há bastante tempo), é realmente muito bem arquitetada e me levou a uma quase Epifania ante tamanho cuidado cirúrgico na construção do enredo neste ponto.

Em suma, A Batalha do Apocalipse é uma obra-prima, algo único do gênero na Literatura Brasileira. O cuidado com a escrita, o cuidado com a estruturação da história, a magistral condução do enredo, a habilidade na construção das instâncias clássicas da narrativa (espaço, tempo, personagens); todos estes aspectos tornam a obra algo muito acima da média da ficção fantástica nacional que, como eu já disse na resenha de Anjo: a Face do Mal e repito, é pífia e de qualidade precária.
Quando leio um livro de André Vianco, o Stephen King tupiniquim, ou da maioria dos escritores de ficção fantástica nacionais tenho vontade chorar diante da total falta de cuidado com o texto em si: mal escrito, desconexo, às vezes incoerente, inchado de frases feitas e curtas demais, sem revisão gramatical e editorial. Nada disso ocorre na textualidade de A Batalha do Apocalipse. Excetuando-se um jogo um tanto quanto incomum de repetições ao final da obra, que evidencia a mão canhestra de um editor mexendo aonde não devia ou uma preocupação totalmente desnecessária por parte do autor em deixar tudo muito claro ao leitor, a obra praticamente não apresenta nenhum problema de construção e nenhum dos problemas que se verifica comumente na ficção fantástica brasileira.

É mais um daqueles seletíssimos livros de ficção fantástica nacional que eu recomendo e, neste caso, recomendo veementemente, pois se trata de um texto que nada deixa a desejar ao supra-sumo dessa vertente da ficção nas literaturas inglesa e norte-americana, os inventores do gênero, e também nas literaturas italiana e espanhola, os principais continuadores e desenvolvedores.
Eu colocaria A Batalha do Apocalipse na mesma linha das obras de Kim Newman, Neil Gaiman, Carlos Ruiz Zafón e Umberto Eco, ou seja, dos atuais grandes mestres do fantástico.
E discordo completamente da aproximação que José Louzeiro faz de A Batalha do Apocalipse com O Senhor dos Anéis na orelha da quinta edição da obra. Até o momento não há nada escrito por um brasileiro ou brasileira que possa ser comparado, mesmo que de longe, a O Senhor dos Anéis, e a obra de Spohr não constitui exceção. Para começar, uma questão básica: Spohr não cria uma mitologia ou línguas próprias e inovadoras, antes aproveitando-se das já conhecidas pela humanidade e das já trabalhadas na tradição literária ocidental. Já aqui ele se distancia muitíssimo de Tolkien e não, o simples fato da obra apresentar características evidentes do gênero épico — sim, há vários aspectos recorrentes do épico em A Batalha do Apocalipse, como a figura do herói, a grandiosidade dos acontecimentos, as forças envolvidas etc. em nada a torna minimamente próxima do tipo de épica que constitui O Senhor dos Anéis, uma épica muito mais elaborada, que dialoga com e se estabelece a partir de toda uma tradição clássica do gênero e de um teor de complexidade ainda não atingido por nada escrito no Ocidente desde sua publicação.
A meu ver, esta obra de Spohr talvez inaugure um novo caminho, mesmo uma nova vertende, na ficção fantástica brasileira que, num futuro indefinido, pode vir a resultar na aparição na literatura nacional de uma obra que se aproxime da obra máxima do mestre sul-africano. Percebam que este feito de A Batalha do Apocalipse não é pouca coisa. Mas, até lá, é totalmente imprudente, inadequado, exagerado e pretencioso aproximar esta ou qualquer outra obra de literatura fantástica brasileira à obra de Tolkien.
No entanto, atualmente é até compreensível tal absurdo, visto que virou um surto mundial comparar boas obras de literatura fantástica com O Senhor dos Anéis, ainda que essas boas obras nada tenham a ver com a história do Um Anel. Ou seja, pura incoerência crítica e clara jogada de marketing.

Por fim, todos esperamos que a saga Filhos do Éden apresente o mesmo nível superior de qualidade.

* * *

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SPOHR, Eduardo. A batalha do Apocalipse: da queda dos anjos ao crepúsculo do mundo. 5. ed. Campinas: Verus, 2010.

11 comentários:

  1. lerei esse livro logo...fiquei interessada em algumas coisas que você já tinha me dito sobre ele. Não li sua resenha ainda, para não estragar o gostinho, mas li a introdução do post, e o final, e é incrível como 1- as obras brasileiras de fantasia são mal escritas e 2- tudo é comparadao com O Senhor dos Anéis...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o livro sim, Cher. É MUITO bom. Uma obra que é realmente de qualidade superior.

      E pode ler a resenha inteira que você não vai perder o gostinho. Não há spoilers no texto, então você não precisa se preocupar.
      Tenho certeza que sua curiosidade só vai ficar maior depois de lê-la.

      Sim, nós todos sabemos que, no geral, as obras brasileiras de fantasia são pessimamente escritas. Você sabe tanto sobre isso quanto eu.
      E tem me irritado bastante a mania recentemente adquirida por editores, livreiros, livrarias e mesmo escritores de compararem textos de ficção fantástica a O Senhor dos Anéis.
      Mas que droga!!! Será que esse povo não se enxerga e não se manca de que NADA se compara a esta obra e ponto final! Não adianta eles quererem ficar arrumando maneiras de fazer esta comparação, pois os próprios leitores, na leitura e desde que conheçam a obra de Tolkien, vão perceber que foram enganados.

      Excluir
  2. Realmente a revelação sobe Jesus Cristo é algo bem bolado. Sem parecer piegs nem nada.
    Filhos do Éter é um livro bacana também, em minha opinião não supera o Batalha.
    Gosto muito do feiticeiro Zamir e do destino de Nimrod.
    O que gosto muito do estilo do Spohr é ele expor (haha, sacou) a mitologia do seu universo sem parecer enfadonho. Quantos livros conhecemos que o autor não se perde ao tentar descrever para o leitor os detalhes "mágicos" do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wagner!
      Tudo bom?!

      De fato, a revelação sobre Jesus Cristo me deixou paralisado por vários minutos diante da página do livro.

      A construção dos destinos de Zamir (aliás, nunca li um ritual de magia negra tão bem feito!) e de Nimrod foram muito bem arquitetadas e, para quem conhece os textos bíblicos e do Mar Morto que constituem as bases de Spohr tanto para criar estas personagens, quanto para determinar seus destinos, eu diria que temos aqui algo de altíssima qualidade artística.

      Também gostei do estilo de Spohr expor (kkkk! saquei sim!) seu universo mítico. Ele é muito sóbrio na narrativa, o que torna tudo muito leve e agradável de ler.

      Vou ler o primeiro volume de Filhos do Eden assim que possível, mas confesso que já espero algo que ainda não supere A Batalha do Apocalipse. Isso é uma espécie de regra para escritores em início de carreira: o primeiro livro publicado permanece por muito tempo como obra-prima, até que surja outro, bem mais maduro, que toma este lugar.

      Vamos ler a aguardar, então.

      Excluir
  3. Meu irmão e um amigo meu leram este livro e gostaram muito, parecia interessante pelo que eles falaram e agora depois que eu li seu texto eu fiquei realmente curioso. Gostei dos seus apontamentos a forma como você fala da história, acabaou entregando alguns pontos da trama, mas nada que seja um spoiler eu acho. Enfim, mais uma para a minha lista, e de literatura nacional, comtemporânea e ainda por cima fantástica. Coisa rara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou lendo esse livro e não vou ler o seu post até terminá-lo. Li muito pouco até agora, cerca de 100 páginas, mas realmente não é uma obra fantástica comum - ao menos não para o que se conhece [se é que se conhece] sobre literatura fantástica escrita por brasileiros -.

      Por outro lado, já vi algumas coisas com as quais não concordo, mas ainda é cedo para formar uma opinião minimamente concreta. A única coisa que posso dizer já com bastante certeza é que tem muito de CDZ contido ali [pra mim, pelo menos, é algo que salta aos olhos desde a primeira página]. Então, se minhas contas estiverem corretas e se conheço alguma coisa de ficção fantástica e sagas de heróis e anti-heróis, acho que já descobri aonde tudo isso vai dar. Mas, como eu sempre digo, o interessante de uma viagem é o caminho que se percorre e não aonde se quer chegar.

      Excluir
    2. Recomendo mesmo, Diógenes.
      Leia quando puder.

      Excluir
    3. Sim, Van: pode-se dizer que a estruturação/construção da narrativa como um todo de A Batalha do Apocalipse é muito semelhante à estruturação/construção da narrativa de CdZ. Ambas seguem uma linha simplificada da construção do herói clássico, mas têm a seu favor a boa construção dessa linha.

      Excluir
  4. Como suspeitei desde o princípio, eu sabia exatamente onde tudo ia levar e consegui decifrar vários acontecimentos muito antes de acontecerem. Mas a leitura... a leitura é hipnotizante, é excitante, é, como você mesmo disse, epifânica. Eu vi a mim mesmo no herói spohriano. Ablon sou eu e uma legião de pessoas sedentas por justiça, que teremos, assim como o Anjo Renegado, nossa vingança nesta ou em outra vida. Shamira também sou eu e outra legião de pessoas que persistem em seus objetivos e sempre estão dispostas a ajudar quem necessita. Acho que todos nós somos Ablon e Shamira. Enquanto personagens, eles se complementam porque seu amor representa a união entre a divindade e a humanidade, ou seja, a completude da criação. Assim somos nós, humanos e divinos. É que as vezes... Não... Quase sempre fingimos não saber disso.

    A verdade é que existir é uma responsabilidade. Isso me lembra a fala de Galadriel, em o Senhor dos Anéis: "mesmo a menor das criaturas pode mudar o curso do futuro" (A sociedade do anel). E o que somos nós no todo da criação senão as criaturas mais medíocres? De acordo com nossos queridos cientistas, estamos no topo da cadeia alimentar... somos predadores. Mas não enxergamos no escuro, não temos super olfato, nem audição ultra sensível, nem nossa musculatura nasce desenvolvida para o combate e, o mais importante de tudo, nos esquecemos de onde viemos e gostamos de nos destruir uns aos outros por diversão. Por que, então, assumindo é claro uma perspectiva cristã, somos a obra-prima de Deus? Mais: por que Ele próprio se fez como um de nós, vis e imprestáveis "bonecos de barro"? Por um único motivo: em toda a criação nós somos os únicos que pensamos precisar Dele para tudo. As demais criaturas precisam apenas de si mesmas, nada mais. Nós, ao contrário, embora o tenhamos inscrito em nosso ser, achamos mais fácil pensar que Ele é o Supremo Demiurgo que rege todos os destinos, o tirano que é culpado por nossas fraquezas mas não é creditado por nossas habilidades. Uma inconsistência absurda, uma vez que O entendemos como supremo criador, mas, ao mesmo tempo, uma inconsistência que norteia nossas vidas e nos faz sempre estarmos mergulhados na mesquinhez e na ignorância. Spohr estende essa perspectiva aos seres divinos e, nesse ponto, a obra é de uma excelência sem precedentes. E por que não compará-la a O Senhor dos Anéis? Só porque foi escrita por um homem que caga e mija, come e dorme, ri e chora como todo mundo? O que O Senhor dos Anéis tem de tão especial senão a baboseira proferida pelas mentes tacanhas de alguns críticos literários que o fazem não porque acreditam, como eu e você, no poder da magia e da fantasia, mas porque querem manter um status sei-lá-do-quê? São obras distintas e não podem ser comparadas não porque uma é melhor do que a outra, mas porque cada uma é única.

    A Batalha do Apocalipse é sobre escolhas, decisões e suas implicações [e O Senhor dos Anéis é sobre o que mesmo?]. Para mim, a mensagem do livro foi a seguinte: não importa quem sejamos nem quanto pensemos que somos ou não importantes. O fato é que simplesmente somos e isso, em si, é uma missão e um responsabilidade sem precedentes. Exatamente como nosso criador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa a sua leitura e crítica de A Batalha do Apocalipse.
      Em suma, uma opinião muito bem articulada com a qual eu também concordo.

      Agora, vamos parar de falar bobagens sobre O Senhor dos Anéis e sobre seus críticos, pois você entendeu muito bem o meu texto.

      Quando, em minha resenha, eu critico veementemente as comparações de obras de ficção fantástica brasileiras ou estrangeiras à O Senhor dos Anéis, eu NÃO ESTOU DIZENDO, em HIPÓTESE ALGUMA, que O Senhor dos Anéis seja melhor que qualquer outra coisa ou que qualquer outra coisa seja melhor que O Senhor dos Anéis.
      A questão é simples como você coloca: obras distintas que não podem ser compadas por que cada uma é única.
      O Senhor dos Anéis é uma obra única. Ele sozinho constitui um cânone inteiro. Logo, não é possível comparar nada a ele. O que eu critico em minha resenha é justamente o fato de críticos, autores e editores insistirem em tomá-lo como ponto de comparação mesmo sabendo da impossibilidade dessa comparação.
      Não é justo comparar qualquer texto a O Senhor dos Anéis. Seria o mesmo que comparar qualquer peça de teatro a Hamlet. A injustiça não é para com O Senhor dos Anéis, mas sim para com o texto outro que está sendo comparado com esta obra.

      A Batalha do Apocalipse é um texto único. Pode ser comparado a outros textos que não são únicos, mas não a O Senhor dos Anéis. É o paradigma da Espada Hanzo que tanto eu quanto você estamos carecas de saber: quando a burra da Elle Drive pergunta a Budd como ele vê a Espada Hanzo de Beatrix Kiddo em relação a que Bill lhe deu de presente, o que diz Budd mesmo? Que se você quiser comparar uma Espada Hanzo com qualquer coisa os termos são os seguintes: compare uma Hanzo com qualquer outra espada que não seja feita por Hattori Hanzo, e não uma Hanzo com outra.
      No entanto, o que tem me deixado muito irritado é que, mesmo sabendo disso, o universo fecha os olhos e continua comparando duas Hanzos (O Senhor dos Anéis e A Batalha do Apocalipse, por exemplo). E pior: isso é usado como mecanismo de marketing.

      Excluir
  5. Eduardo Spohr disse, via e-mail enviado a mim em 21/01/2012:

    Oi, Cido.

    Muito obrigado pela resenha. Que bom q vc gostou de "A Batalha do Apocalipse". Agora fico na torcida para que curta "Filhos do Éden" também.

    Um forte abraço,
    Eduardo

    [Publicação autorizada pelo autor. Meus agradecimentos a Eduardo Spohr].

    ResponderExcluir